10 dicas para começar um negócio online
Na era da internet de alta velocidade, todos os
negócios encontram neste ambiente o melhor meio para divulgação dos seus
serviços e produtos gerando, de forma passiva, novos contatos de clientes para
suas empresas. Entretanto, ainda faltam muitas informações que detalhem para o
empreendedor o passo-a-passo para ter sucesso online.
Abaixo, compartilhamos algumas dicas com base na
nossa própria experiência de anos de empreendedorismo e negócios online para
facilitar a vida de quem já empreende ou pretende empreender.
1. Teste ideias gastando pouco
Costumo dizer que para empreender não é preciso
investir alto para arrumar a casa e depois ofertar a sua empresa para o
mercado. Opte sempre por investir pouco, muito pouco mesmo,
para testar a viabilidade do seu negócio. Esqueça o mito de que compradores só
compram algo bonitinho e arrumado na
vitrine. Compradores compram soluções para os seus problemas e necessidades. Se
você apresentá-los uma, da forma que for, fechará vendas.
2. Encare críticas apenas como feedback do
mercado
Remova toda a angústia que você sente quando recebe
uma crítica e encare-a apenas como um feedback do
mercado. Enquanto empreendedores temos que compreender que conforme crescemos,
mais críticas recebemos e que, por consequência, temos que ir melhorando
continuamente os nossos negócios. Se nossos clientes não criticam nosso negócio
ou produto, ficamos ilhados sem informação sobre o nosso negócio que fatalmente
irá declarar a sua falência a médio prazo.
3. Faça investimentos proporcionais ao
desenvolvimento do negócio
Continuamente faça investimentos no seu negócio,
mas nunca invista mais do que o retorno que ele estiver te dando. Se você
testou uma ideia de negócio e ela já deu algum dinheiro, é hora de pensar o que
você precisa fazer nesta ideia para refiná-la com o menor investimento
possível. Faça desse costume um ciclo infinito de melhoria contínua e você verá
seu negócio crescer de maneira constante e sem dar prejuízos.
4. Facilite as formas de pagamento
Não dê trabalho para o seu cliente te pagar de
forma alguma. Facilite ao máximo esta parte para ele oferecendo diversas formas
de pagamento. Hoje em dia nós temos na internet boas empresas intermediadoras
de pagamento como o PagSeguro e
o BCash que
oferecem ao seu cliente, uma forma fácil de escolher entre boleto bancário,
transferência eletrônica ou cartão de crédito, parcelando o pagamento em até 24
vezes. Assim, você não precisará ter custos com a implantação de meios de
pagamento em sua loja online ou site e receberá os valores tranquilamente na
sua conta bancária. Facilidade para o seu cliente e também para você.
5. Tenha um único objetivo com o seu projeto
Quando seu visitante entrar no site do seu negócio
online ele precisa ter claro que você tem um objetivo com ele. Do contrário seu
visitante deixará o site sem ao menos lhe dar o seu e-mail. Esse objetivo pode
ser inicialmente o download de um e-book gratuito para coletar os e-mails dos
visitantes ou mesmo a apresentação direta de serviços ou produtos da sua
empresa. O empreendedor precisa ter clareza do que quer com o seu site para
transmitir esta mesma clareza para o seu visitante, compreendendo, além disso,
que o seu site é a porta de entrada do funil de vendas da sua empresa.
6. Pense sempre a longo prazo
Saiba para onde você está indo sempre. Começar um
negócio pensando somente no mês seguinte é um erro grave que a maioria dos
jovens empreendedores comete. Mesmo que o seu negócio não exista, saiba onde
você quer chegar com ele em um, dois, cinco e dez anos. Pense nele como pensa
na sua carreira, refletindo sempre na estratégia que adota. Além de isso lhe
dar mais segurança e certeza das coisas, também transmitirá segurança para seus
clientes e também para aqueles que provavelmente comprarão de você um dia.
7. Crie um modelo de negócio escalável
Neste artigo, eu
explico o que é e como criar um negócio escalável e sugiro que você ao
longo do seu empreendimento foque sempre na sua liberdade de tempo. Ou seja,
automatize o seu negócio de forma que ele possa funcionar sem você e também com
a menor equipe possível. Recentemente nós automatizamos a concessão de acesso
aos clientes dos nossos cursos e ficamos bastante felizes ao perceber que as
vendas eram realizadas e que não era preciso fazermos qualquer operação manual
para efetivá-las, melhorando a sensação de compra dos nossos clientes (que
agora compram e recebem na hora o acesso aos seus cursos) como também a
sensação de controle de nossa parte sobre nossos alunos.
8. Dê suporte ao seu cliente
Um item essencial e esquecido nos modelos de
negócios é o suporte. Esse é o diferencial fundamental dos
negócios e principalmente dos negócios online,
onde seu cliente está sozinho do outro lado da tela querendo conversar com
você. Se você não dá uma resposta ou demora mais de 24 horas para responder um
e-mail de um cliente, corre o risco de receber uma avaliação negativa e sofrer
para recuperar a sua imagem. Dê o máximo de atenção aos seus clientes e monte o
seu modelo de negócio pensando sempre em como você conseguirá dar suporte
efetivo aos seus clientes conforme ele cresce.
9. Utilize ferramentas de e-mail Marketing
Faça uso de ferramentas de e-mail marketing como o Madmimi e
crie um relacionamento com o seu cliente lhe comunicando sobre novos posts no
blog da sua empresa, novidades do seu mercado e também oferecendo-lhe seus
produtos. As ferramentas de e-mail marketing possuem uma funcionalidade muito
bacana onde você pode agendar mensagens periódicas enviadas automaticamente
para os seus clientes a partir do momento em que eles se cadastram em uma das
suas listas de e-mail. Você pode agendar para enviar uma mensagem nova para ele
a cada semana, de forma automatizada, sem gastar nenhum recurso, por exemplo.
10. Aprenda e utilize WordPress
O WordPress é um poderoso software de gestão de conteúdo
online e gratuito que permite que pessoas com pouco ou nenhum conhecimento de
tecnologia criem seus próprios sites. Com ele é possível colocar projetos
online de maneira super rápida, com pouquíssimo
investimento de tempo e dinheiro e sem contratar um programador sequer. Tanto é
assim, que recentemente lançamos um curso voltado para os
empreendedores que não querem mais perder tempo e dinheiro
contratando uma empresa ou programador para colocar seus negócios online e
estamos tendo o maior sucesso com os alunos que têm produzido muita coisa boa
com WordPress.