segunda-feira, 30 de junho de 2014

Alemanha e Argélia voltam a se encontrar após "Jogo da Vergonha" na Copa de 1982

Alemanha e Argélia voltam a se encontrar após "Jogo da Vergonha" na Copa de 1982


Alemães e argelinos se enfrentaram duas vezes na história, com duas vitórias africanas. Partida em 2014 vale vaga nas quartas

Potência do futebol mundial, a Alemanha já enfrentou 90 adversários em toda sua história. Desses, apenas sete nunca foram derrotados pelos germânicos, incluindo a Argélia, rival desta segunda-feira no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo.
Além dos argelinos, a seleção alemã também nunca triunfou contra Costa do Marfim, Egito, Belarus, e ante as extintas Boêmia e Morávia, CEI (Comunidade dos Estados Independentes) e Alemanha Oriental.

Getty Images
Alemanha perdeu da Argélia na Copa de 1982
Após 32 anos, a Alemanha volta a encontrar a Argélia, algoz na Copa do Mundo de 1982, disputada na Espanha. As seleções ainda se enfrentaram em 1964, com os africanos também vencendo o amistoso por 2 a 0. No Mundial de 82, o triunfo argelino foi por 2 a 1, logo na estreia da competição.




Embora os africanos tenham vencido aquela partida em terras espanholas, eles acabaram sendo eliminados depois de uma vitória da Alemanha sobre a Áustria na última rodada do grupo, por 1 a 0. O resultado servia para classificar alemães e austríacos e, ao mesmo tempo, eliminar os argelinos.
O episódio ficou conhecido como "Jogo da Vergonha" (ou "Vergonha de Gijón", cidade onde aconteceu o duelo), já que logo após o gol da Alemanha, aos dez minutos do primeiro tempo, nenhuma seleção se arriscou no ataque, nenhuma outra oportunidade foi criada e o duelo ficou amarrado. Uma falta de interesse escancarado e que beneficiou os europeus.
Escalações
Getty Images
Götze deve voltar ao time alemão
Para a partida em Porto Alegre, o técnico Joachim Löw não poderá repetir a escalação que venceu os Estados Unidos da rodada final do grupo G, já que Lukas Podolski lesionou a coxa e é desfalque certo. Para a vaga, o comandante pode promover a volta de Götze ou colocar Klose no comando de ataque.

O zagueiro Boateng, que vem atuando como lateral direito, pode ser outra ausência, pois que ainda luta contra uma inflamação no joelho. Outra dúvida é no meio de campo. Löw deverá escolher entre Schweinsteiger e Khedira momentos antes do duelo.
Com todos os jogadores à disposição, a Argélia sonha em prolongar sua aventura no Brasil e em repetir a melhor campanha de um país africano em uma Copa do Mundo. Gana, em 2010, Senegal, em 2002, e Camarões, em 1990, chegaram às quartas de final.
Os argelinos depositam todas as esperanças no trio de ataque formado por Yacine Brahimi, Sofiane Feghouli e Abdelmoumene Djabou, jogadores rápidos e técnicos, que almejam mandar a Alemanha de volta para casa mais cedo.
FICHA TÉCNICA
ALEMANHA X ARGÉLIA
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 30 de junho de 2014, segunda-feira
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Brasil)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (Brasil) e Emerson de Carvalho (Brasil)
ALEMANHA: Neuer, Boateng, Mertesacker, Hummels e Höwedes; Lahm, Schweinsteiger (Khedira), Kroos, Özil e Götze (Klose); Müller
Técnico: Joachim Löw
ARGÉLIA: M’Bolhi; Mandi, Belkalem, Halliche e Mesbah; Medjani, Bentaleb, Brahimi, Feghouli e Djabou; Slimani
Técnico: Vahid Halilhodzic

Comments System

Disqus Shortname